4 feiras medievais para agosto

As estórias da História

Nos meses de verão, as feiras medievais transportam os visitantes para uma era de princesas, jograis e cavaleiros. Visitar uma recriação histórica é poder assistir a artes e ofícios tão antigos como a História do Homem, alguns deles já praticamente inexistentes. Venha ver ao vivo o ferreiro, o almocreve, o boticário, o barbeiro e o alfaiate. O bom é que também poderá levar um pouco desse passado para casa se visitar um mercado com pregões à moda antiga.

Viagem Medieval em Terra de Santa Maria 

O maior evento de recriação medieval da Península Hispânica vai decorrer este ano de 1 a 11 de agosto. A XVII viagem medieval vai recriar episódios do reinado de D. Afonso II, o terceiro rei de Portugal. Santa Maria da Feira veste-se a rigor, oferecendo aos residentes e visitantes vivências singulares de memórias da época medieval, recriadas em ambientes históricos, sustentados pelo seu património arquitetónico e natural onde reina a festa, a animação, o lazer e a gastronomia.

Os números impressionam. Vão ser 11 dias de recriações históricas com 312 espetáculos onde mais de 2000 pessoas estarão a trabalhar diariamente neste evento.

Vá à feira franca onde ainda poderá comprar algum produto de artesanato. No centro histórico das 12 horas à meia-noite. De recriações históricas ainda vai a tempo de assistir a um cortejo, no domingo, dia 11, pelas 16h30 junto à igreja da Misericórdia, no castelo. E no final da visita vá aos “Banhos de S. Jorge” ou por outra, as atuais termas, e deixe-se mimar. Por 2€ faz um banho pulverizado às pernas e ainda toma um chá enquanto ouve melodias de harpa.

A pensar nos visitantes com necessidades especiais, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria disponibiliza nesta edição serviços de interpretação em língua gestual portuguesa, em áreas temáticas e espetáculos pré-definidos, bem como uma visita acessível ao recinto do evento com guia e intérprete em língua gestual e roteiro para pessoas com mobilidade condicionada.

Consulte o programa completo aqui.



Feira Medieval de Silves

Recria nesta 10ª edição, de 2 a 11 de agosto, o período entre conquistas desta cidade histórica (antiga capital do reino do Algarve) e proporciona toda a vivência dessa época, num cenário natural único. São 10 dias de recriação histórica do período medieval da antiga capital do Reino do Algarve, o que permitirá descobrir um pouco mais sobre o período entre a primeira conquista cristã da cidade (ocorrida em 1189, no reinado de D. Sancho I) e a reconquista muçulmana (ocorrida em 1191).

Dois torneios a cavalo por dia, um espetáculo teatral no castelo, muita dança e animação, levarão os visitantes numa verdadeira viagem no tempo, onde será possível ter uma visão do que a cidade terá sido outrora e da sua importância incontornável na história do Al-Gharb.

Abrindo diariamente às 18h00, este ano o horário irá sofrer uma alteração às sextas-feiras e sábados, dias em que encerra às 2h00. Nos restantes dias a feira funcionará até à 1h00.

Conheça aqui o programa.

 

Feira Medieval de Aljubarrota 

A data histórica de 14 de agosto marca a vitória das tropas portuguesas comandadas por D. João I de Portugal e o seu condestável D. Nuno Álvares Pereira, sobre o exército castelhano de D. Juan I de Castela, que se deu no campo de S. Jorge, entre as localidades de Leiria e Alcobaça. É esse momento histórico que é festejado na vila de Aljubarrota com a realização da feira medieval, de 10 a 15 de agosto, com entrada livre.

As ruas estreitas de Aljubarrota vestem-se a rigor para recordar os tempos medievais e recebem desde princesas, a nobres, passando por guerreiros e frades até chegar aos camponeses, representantes do povo. O som dos tambores e das gaitas de foles vai marcando o ritmo de uma festa onde não poderiam faltar malabaristas e jograis que animam o recinto.

O ambiente do século XIV é retratado em cada recanto. Nas tabernas, os fardos de palha servem de mesa e de banco, as canecas de barro são os apetrechos por onde se mata a sede. Nas bancas de madeira não faltam os doces tradicionais, as frutas, as túnicas, a cerâmica, os artigos de pele, os escudos de madeira e as grinaldas.

Durante os dias do certame, integrado nas comemorações dos 622 anos da Batalha de Aljubarrota, pode assistir-se à demonstração das táticas de combate utilizadas na batalha e um acampamento militar.

Saiba mais informações aqui.

 

Festa da História de Bragança 

De 15 a 18 de agosto, o castelo desta cidade transmontana vai ser o palco de diversas recriações históricas que tiveram lugar ali centenas de séculos antes. Do programa constam a encenação da atribuição da carta de foro de cidade à vila de Bragança pelo enviado do rei D. Afonso V, exibição de alta escola equestre, concurso de tiro com arco e tentativa de assalto às muralhas de Bragança. O evento decorre no Pátio interior do castelo, junto à torre da Princesa e a entrada tem um valor de 15€.

Para mais informações, clique aqui

 

 

2013-08-08

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora