16ª Festa do Cinema Francês

Um festival à grande e à francesa

Sessenta filmes, entre eles sete ante-estreias mundiais, vão rodar em 18 cidades de norte a sul do país durante mais uma edição da Festa do Cinema Francês. Com elas chega também o realizador Jean-Jacques Annaud, que este ano apadrinha e traz ainda mais brilho ao evento. Eis o melhor de França para português ver.

A 16ª Festa do Cinema Francês arranca dia 8 de outubro, na capital, e prolonga-se até 29 de novembro, depois de passar por 18 localidades portuguesas: Lisboa, Braga, Santarém, Almada, Portimão, Porto, Aveiro, Évora, Coimbra, Leiria, Faro, Viana do Castelo, Setúbal, Beja, Caldas da Rainha, Guimarães, Seixal e São Pedro do Sul. Juntas vão apresentar 177 projeções de 60 filmes, numa mescla de clássicos e novidades, incluindo 41 ante-estreias. Entre elas está o mais recente filme de Jean-Jacques Annaud – A Hora do Lobo – que abrirá o evento no Cinema São Jorge, em Lisboa, e fará parte dos concorrentes ao Prémio do Público.

O realizador gaulês apadrinha a festa e acompanhará não só a ante-estreia mas também um ciclo onde será possível ver (ou rever) alguns dos seus filmes mais importantes, comoO Nome da Rosa”, “O Amante” ou “Sete Anos no Tibete”. Outra retrospetiva será dedicada a Jaques Doillon, também ele com presença assegurada no festival. No total, serão apresentadas oito obras do realizador de “Ponnette”, todas na Cinemateca Portuguesa, o outro espaço lisboeta que acolhe o evento. Na capital, a festa encerra dia 18 com a película “Marguerite”, de Xavier Giannoli.

Muito aguardados são igualmente os 15 filmes inéditos e as sete ante-estreias mundiais. Réalité de Quentin Dupieux, “Mustang de Deniz Gamze Erguven, “Un Moment D’égarement de Jean-François Richet e Capriche de Emmanuel Mouret são algumas das que provocam maiores expetativas.

O cinema de animação também não foi esquecido pela Embaixada de França, Institut Français du Portugal e Alliance Française, os organizadores do evento. Entre a dezena de filmes deste género cinematográfico, destaca-se Phantom Boy” de Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli, Tante Hilda!”, de Jacques Rémy Girerd e Benoît Chieux, e “Mune”, de Benoît Philippon e A. Heboyan. Estes e outros farão as delícias dos mais novos durante as 40 sessões escolares programadas para as 18 localidades que se juntaram à Festa. Escolha a mais próxima de si, veja o programa e diga “oui” ao cinema francês.

Nelson Jerónimo Rodrigues 2015-1006

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora