10 anos a ANIMAR

Uma viagem de comboio pela imaginação

A Animar convida-nos mais uma vez a embarcar no mundo do Cinema de Animação com uma programação bastante diversificada e dirigida a todas as idades. Para comemorar a sua décima edição, este ano a oferta estende-se a um público ainda mais vasto, com especial enfoque na comunidade escolar da região de Vila do Conde.

A decorrer desde o dia 12 de fevereiro e com continuidade até 1 de junho, a exposição Estação Animar – em exibição na galeria de arte cinemática Solar - proporciona uma viagem onde nos perdemos entre a magia e a animação em territórios reais e ilusórios, entre o ontem e o hoje, através dos vários filmes de animação.

O destaque vai para a curta-metragem “Fuligem” de David Doutel e Vasco Sá (2014) que retrata uma viagem de comboio pelas memórias de um homem onde o passado e o presente se entrecruzam sobre os carris das linhas de caminho-de-ferro. Um filme de 14 minutos – com banda sonora de Legendary Tigerman e Rita Redshoes – que estreou em 2014 no Festival Curtas de Vila do Conde, recebendo o prémio do público e de melhor realização. “Fuligem” foi também distinguido com o grande prémio do Cinanima, o mais importante festival de cinema de animação em Portugal, tornando-se o primeiro filme português a receber tal distinção.

Ao explorar este mundo imaginário, a organização pretende transformar a Solar numa grande estação de onde partem os comboios em direção aos diferentes destinos que os autores das obras expostas nos levam a embarcar.
 

Um roteiro pelas primeiras viagens

Numa parceria com a Cinemateca Portuguesa e a colaboração do Arquivo Municipal de Vila do Conde, quem visitar a Animar vai poder recuar no tempo e recordar como eram retratadas as viagens de comboio nos primórdios do cinema nacional. Haverá também uma passagem por alguns dos primeiros filmes de animação e autores como os irmãos Lumière ou Georges Méliès.

A par desta exposição na Solar, a Animar oferece também três ateliês de animação dirigidos por formadores convidados e outras formações mais curtas, sessões de cinema, apresentações e mostras de “Antes do Filme”, assim como alguns eventos no Teatro Municipal de Vila do Conde dirigidos a famílias, escolas do pré-escolar, básico e secundário e outro tipo de grupos.


Solar – Galeria de Arte Cinemática
Terça — domingo, 14:00 – 18:00
Rua do Lidador, Vila do Conde
Programa completo: www.curtas.pt/solar/

Ana Marta Monte

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora