de 15
ver todos

Vertical-Outdoor

de 15
ver todos
Período de Funcionamento: De Segunda a Sexta-feira, das 13:00 às 21:00; Sábado, das 10:00 às 21:00.
Serviços disponíveis: Cursos, organização de eventos, aluguer e venda de equipamento.
Modalidades: Actividades com cordas, Escalada, Espeleologia, Montanhismo, Passeios Pedestres, Rappel, Slide, Trekking
Morada: Rua General Alves Roçadas 10 Loja 5
Código Postal: 2710 527 SINTRA
Tel: 219243885
E-mail: outdoor@vertical-outdoor.com
Site: www.vertical-outdoor.com
Distrito: Lisboa
Concelho: Sintra
Freguesia: Santa Maria e São Miguel

Escalar na Serra de Sintra


Trepar por paredes de rocha parece difícil. Mas dizer que é fácil seria mentir. Só que não é tão difícil como parece. E a sensação de conseguir chegar lá acima justifica o esforço. E no regresso há rappel.


Nuno Maia

A sensação de liberdade quando se consegue atingir o topo da primeira via escalada é indiscritível. A beleza da vista sobre a Vila de Sintra mistura-se com a adrenalina de quem acabou de subir uma rocha com mais de 15 metros de altura, preso somente por uma corda de nylon. Somos uns heróis, de repente. A ideia pode assustar à partida. Contudo, a partir daqui a vontade de trepar cada vez mais alto, de alcançar o inatingível superando todos os obstáculos que vão surgindo naquelas enormes paredes de calcário aumenta. O receio inicial, (normal diga-se) de quem nunca pensou conseguir fazer escalada, transforma-se num vício difícil de controlar. Mas, atenção, há quem não consiga. E nesse caso o melhor é não insistir.

Preparativos da subida

Praticar escalada não é tão fácil como pode parecer. Mas também não é difícil. É necessário, acima de tudo, técnica e destreza.

Por isso mesmo, e antes que se consiga fazer, há que ultrapassar uma série de etapas e adquirir alguns conhecimentos. A começar pelas regras de segurança e pelo equipamento a utilizar. Neste aspecto é indispensável um baudrier. Uma espécie de cinto que para além de prender as cordas que se fixam às rochas, serve igualmente para transportar todo o outro material necessário. Desde os mosquetões a um saco de pó de giz para eliminar o suor das mãos. Depois basta uma roupa leve e uns ténis adequados.


Como se faz

Equipados a rigor, é altura de começar a trepar. Pelas pistas mais fáceis, claro. É que a escalada apresenta diferentes graus de dificuldade que se distribuem de 1 a 9. As vias com grau de dificuldade superior a dois ficam, contudo, para outro dia. O primeiro a escalar é sempre um dos monitores, que depois de chegar ao topo da via fica a dar segurança aos restantes aventureiros.

2001-09-26
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora