de 1
ver todos

Sopa Seca Doce

de 1
ver todos

Este doce era presença habitual nos dias de festa da região norte do país, como no fim das vindimas, no dia de Finados e no Carnaval. Tomavam-se umas fatias de pão de trigo, embebiam-se em água quente ou chá, polvilhavam-se com um pouco de açúcar e canela e, às vezes, enriqueciam-se com mel e vinho do Porto e, tudo acamado, ia ao forno a tostar.

Com pequenas variações de terra para terra, era uma das sobremesas mais apetecidas. Nos casamentos rurais e nas festas das vindimas fazia-se uma versão mais rica, sendo a água ou o chá substituídos por caldo de cozer carnes, as quais eram depois aproveitadas para outros pratos.

Dicas para a confecção: Leve a cozer numa panela com água temperada com sal: 100 gr. de presunto, 100 gr. de salpicão, 1/4 de galinha e 250 gr. de carne de vaca. Corte o pão em fatias. Depois das carnes cozidas, coe o caldo e junte-lhe 250 gr. de açucar, um ramo de hortelã, 2 colheres de sopa de manteiga e a casca de 1 limão. Aquece-se o caldo e passam-se por ele as fatias de pão, que deverão ficar bem ensopadas mas não desfeitas. Em seguida vão-se colocando as fatias de pão num alguidar em camadas, sendo cada camada regada com o caldo e polvilhado com açucar, leva-se o alguidar ao forno.
Época de Confecção: Todo o ano.
Código Postal: 4440 VALONGO
Distrito: Porto
Concelho: Valongo
Freguesia: Valongo
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora