Rota do Vinho do Dão

Com reconhecimento oficial desde o início do séc. XX, esta região vinícola, de solos graníticos, é hoje uma das mais afamadas do país, especialmente pelos seus vinhos tintos. Aliás, terá sido no Dão, na aldeia de Tourigo, que nasceu aquela que é por muitos considerada a rainha das castas tintas portuguesas: a Touriga Nacional.

A Rota dos Vinhos do Dão propõe então descobrir esta região de vinhas, vegetação exuberante, ar puro e numerosos cursos de águas límpidas. E são as propriedades únicas das suas fontes termais, influenciadas pelas características geológicas particulares, que definem o primeiro dos percursos propostos, inteiramente dedicado ao termalismo. As experiências terapêuticas são ainda mote para outros dos itinerários sugeridos, onde a tradição vinícola encontra novos caminhos e o vinho é usado como base para tratamentos dermatológicos e de relaxamento.

A beleza e diversidade das paisagens convidam também quem procura o contacto activo com a natureza, existindo uma vasta oferta de modalidades que tiram partido das condições únicas oferecidas pelas serras e rios da região. A terceira proposta faz assim aumentar a adrenalina em desportos de acção que vão desde a escalada ao todo-o-terreno. Os passeios estão também contemplados mas a oferta desportiva ocupa ainda outro dos itinerários, inteiramente dedicado ao golfe e ao hipismo.

Finalmente, a Rota dos Vinhos do Dão revela, no último dos percursos, a aliança entre os néctares produzidos e a rica gastronomia local, onde os sabores fortes são condimentados com a delicadeza das ervas aromáticas, num cardápio variado e que é um dos principais atractivos da região.

Área Geográfica: Beira Alta
Denominações de Origem: DOC Dão
Morada: Rua Aristides Sousa Mendes Solar do Vinho do Dão Apartado 10
Código Postal: 3500 908 VISEU
Tel: 232410060
E-mail: info@cvrdao.pt
Distrito: Viseu
Concelho: Viseu
Freguesia: São José
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora