Rota da Vinha e do Vinho do Oeste

De longa tradição nesta região, a cultura da vinha marca os hábitos e a paisagem do Oeste, assumindo grande relevância por terras de "vinhedos e de mar". Na produção vinícola destaca-se o Vinho Regional Estremadura, com indicação geográfica, bem como os vinhos com Denominação de Origem (Arruda, Alenquer, Óbidos e Torres Vedras) e ainda a aguardente da Lourinhã, também certificada como DOC.
A Rota da Vinha e do Vinho do Oeste convida a descobrir a diversidade da paisagem e do património da região, bem como a sua rica gastronomia, através de três percursos temáticos: Quintas de Alenquer, Óbidos e Linhas de Torres.
O percurso "Quintas de Alenquer" leva o visitante à descoberta da pacata "vila-presépio" e das suas quintas vinícolas, num itinerário que percorre típicas aldeias rurais do Oeste, casas solarengas, igrejas e conventos de assinalável valor, bem como a Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, onde é possível encontrar a Real Fábrica do Gelo e o Centro de Interpretação Ambiental.
O percurso "Óbidos" abarca, para além da emblemática vila medieval, dote das rainhas portuguesas, outros ícones do Oeste como as quintas do Bombarral, a lagoa de Óbidos, a cidade termal das Caldas da Rainha, Rio Maior e as suas salinas, e ainda o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
O percurso "Linhas de Torres", marcadamente histórico, evoca a memória do Duque de Wellington e da majestosa obra de arquitectura militar que constitui as linhas de Torres. Este itinerário inclui ainda as localidades de Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Runa, Turcifal, a cidade de Torres Vedras, onde sobressaem o Forte de São Vicente e o museu municipal, com um núcleo dedicado às Invasões Napoleónicas. De fora não fica também a Praia de Santa Cruz, o Castro Calcolítico do Zambujal e a Lourinhã, cujo museu alberga uma importante colecção de dinossáurios.

Área Geográfica: Estremadura
Denominações de Origem: IPR Arruda, IPR Alenquer, DOC Lourinhã, IPR Óbidos, IPR Torres Vedras
Morada: Estrada Nacional 8 Apartado 69
Código Postal: 2544 909 BOMBARRAL
Tel: 262605272
E-mail: rotavinhooeste@gmail.com
Site: www.rt-oeste.pt
Distrito: Leiria
Concelho: Bombarral
Freguesia: Bombarral
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora