Queijos da Beira Baixa - Queijo de Castelo Branco - DOP

É uma das três sub-regiões da Denominação de Origem Beira Baixa, de onde provêm alguns dos mais antigos e conhecidos queijos do nosso país.

O Queijo de Castelo Branco, produzido nos concelhos de Castelo Branco, Fundão e Idanha-a-Nova, é curado e a sua pasta caracteriza-se pela textura medianamente amanteigada, amarelada e deformável ao corte. A crosta é amarelo "palha" a amarelo-torrado, maleável no início, passando depois a ser dura, bem formada e lisa. Obtém-se por esgotamento lento da coalhada, após coagulação do leite cru e puro de ovelha, por acção de uma infusão de cardo, a que se segue um período de maturação de 45 dias. Quando a cura é prolongada a 90 dias, passa a ser um queijo de pasta dura e ligeiramente quebradiça, de cor mais alaranjada e correntemente designado por Queijo de Castelo Branco Velho.

Ambas as variedades possuem a forma de cilindro baixo, regular e sem bordos definidos, com um diâmetro de 12 a 16 centímetros e peso entre 600 e 1300 gramas. O Queijo de Castelo Branco apresenta-se também na versão merendeira, com um diâmetro menor e peso a variar entre 350 e 550 gramas. O sabor e aroma deste queijo são acentuados, adquirindo na variação "Velho" um aroma agradável e persistente, sabor limpo, forte e levemente picante.

Aroma e Sabor: Forte, intenso e ligeiramente picante no caso do queijo com cura prolongada.
Consistência da massa: Pasta semi-fina ou semi-mole, com alguns olhos pequenos
Endereço (OCC): Urbanização Auto Mecânica, 8 r/c - 6000 CASTELO BRANCO
Fax (OCC): 272329843
Forma de Consumo: Apreciado como entrada, sobremesa ou componente de pequenas refeições, acompanhado por pão.
Forma do queijo: Forma de cilindro baixo, com abaulamento lateral, sem bordos definidos e um diâmetro de 12 a 16 cm e altura de 5 a 8 cm.
Legislação Aplicável: A área geográfica delimitada de produção consta do Decreto Regulamentar 22/88, 25-05. A BEIRATRADIÇÃO foi reconhecida como Organismo Privado de Controlo e Certificação pela Portaria nº 124/93, de 03-02. A Denominação de Origem foi reconfirmada pelo Despacho nº 4/94, de 04-01 e registada e protegida pelo Regulamento (CE) nº 1107/96, de 12-06..
Maturação do queijo: Demora, pelo menos, 45 dias e deve ser efectuada a uma temperatura de 8 a 14ºC, com uma humidade de 80 a 90%. Quando a cura é prolongada (mínimo 90 dias), é designado "Queijo de Castelo Branco Velho".
Observações: DOP - Denominação de Origem Protegida
Organismo de Controlo e Certificação (OCC): BEIRA TRADIÇÃO - Certificação de Produtos da Beira, Lda
Peso do queijo: Entre 800 e 1300 g ou entre 350 e 550 g as merendeiras.
Produção Anual: 400 toneladas.
Telefone (OCC): 272329843
Tipo de leite: Leite de ovelha
Tratamento do leite: O leite cru de ovelha é coagulado com coalho vegetal.
Zona de Origem: A área geográfica de produção está circunscrita aos concelhos de Castelo Branco, Fundão, Belmonte, Penamacor, Vila Velha de Rodão, Idanha-a-Nova, e algumas freguesias da Covilhã.
Morada: Parque Industrial Lote 5
Código Postal: 6060 302 PENHA GARCIA
Tel: 277200230
E-mail: APQDCB@portugalmail.pt
Distrito: Castelo Branco
Concelho: Idanha-a-Nova
Freguesia: Penha Garcia
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora