de 3
ver todos

Museu Mineiro do Lousal

de 3
ver todos

Das minas do Lousal, entre Canal Caveira e Ermidas do Sado, foram extraídas pirites de cobre entre 1900 e 1988. Após o seu encerramento foi criada a Fundação Frederic Velge, que envolve a empresa proprietária da mina e a Câmara de Grândola. Esta fundação tem um projecto de dinamização com uma vertente cultural, uma vertente científica e outra pedagógica.

O Museu Mineiro pretende preservar a memória e o conhecimento das gerações de trabalhadores que escavaram as minas do Lousal, hoje transformadas numa espécie de local arqueológico, onde se pode observar e aprender o funcionamento da mina através dos vestígios do trabalho que lá foi feito ao longo das décadas.

Este espaço, que funciona nas próprias antigas instalações da mina é o primeiro do seu género em Portugal, tendo sido inaugurado a 20 de Maio de 2001. Entre outras características, destacam-se as estruturas de trabalho recuperadas especialmente para serem visitadas pelo público: instalações, escavações e galerias da mina e mesmo os motores da central eléctrica que abastecia não só a mina como também a população local.

Dia(s) de Encerramento: Segundas
Horário de visita: Aberto de terça a domingo, das 10:00 às 17:00 (inverno), 19:00 (verão)
Serviços disponíveis: Auditório com 60 lugares. Centro de Acolhimento. Centro de Artesanato.
Título: Espaço pioneiro em Portugal
Morada: Lousal - Antigas Minas
Código Postal: 7570 006 AZINH BARROS S MAM SÁDÃO
Tel: 269508160
E-mail: museumineiro@louzal.com
Distrito: Setúbal
Concelho: Grândola
Freguesia: Azinheira dos Barros
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora