de 16
ver todos

Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas

de 16
ver todos

A meio caminho entre Sintra e Ericeira, em São Miguel de Odrinhas, existe este museu arqueológico cuja origem remonta a meados do século XVI. Nessa época e por iniciativa de alguns eruditos, começou-se a juntar, em torno da ermida local, uma importante colecção de inscrições romanas oriundas dos campos e aldeias circundantes. Um património que chegou a estar ao abandono até que, já no século XX, a autarquia de Sintra investiu na criação de um espaço que permitisse a conservação e partilha do espólio, oriundo não só de escavações feitas na região como também de outras partes do país e do mundo.

A exposição permanente, actualmente aberta ao público, intitula-se "O Livro de Pedra". Aqui contam-se cerca de dois milénios de história a partir das inscrições e dos elementos iconográficos presentes nos monumentos pétreos que se distribuem por salas temática e cronologicamente organizadas.

Ao percorrer a exposição o visitante depara-se com um conjunto de pedras tumulares, sarcófagos, estelas, altares e lintéis, desde a época Etrusca à Idade Moderna, com especial relevância para a notável colecção de lápides romanas epigrafadas, reconhecidamente uma das mais significativas da Península Ibérica.

As ruínas de uma villa romana e a igreja consagrada a São Miguel, de origem medieval, fazem parte integrante do percurso museológico, sendo as visitas sempre guiadas por profissionais formados para o efeito.

Acessos: Seguir pela E.N. 247 (Sintra-Ericeira) até ao cruzamento para São Miguel de Odrinhas.
Dia(s) de Encerramento: Domingos, Segundas, Feriados
Horário de visita: De terça a sábado, das 10.00 às 13.00 e das 14.00 às 18.00.
Marcação prévia: É conveniente a marcação prévia de grupos.
Nº máximo pessoas por grupo: 30
Serviços disponíveis: Sala de exposições temporárias, biblioteca pública especializada, auditório, gabinetes de estudo, oficina de restauro e áreas de lazer;
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Morada: Avenida Professor Doutor Fernando de Almeida
Código Postal: 2705 739 SÃO JOÃO DAS LAMPAS
Tel: 219609520
E-mail: dcul.masmo.divulgacao@cm-sintra.pt
Site: www.museuarqueologicodeodrinhas.pt
Distrito: Lisboa
Concelho: Sintra
Freguesia: São João das Lampas
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora