de 1
ver todos

Mosteiro de Tibães

de 1
ver todos

O Mosteiro de S. Martinho de Tibães, antiga Casa-Mãe da Congregação Beneditina Portuguesa, está situado a 6 km de Braga. Fundado em finais do século X, foi reconstruído no último terço do século XI, transformando-se num dos mais ricos e poderosos mosteiros do norte de Portugal. Nos séculos XIV a XVI assiste à fundação da Congregação de S. Bento de Portugal e do Brasil, e torna-se Casa Mãe de todos os mosteiros beneditinos e centro difusor de culturas e estéticas. Com a extinção das ordens religiosas em Portugal, em 1833-1834, é encerrado e os seus bens são vendidos em hasta pública. Devotado à ruína e ao abandono, viria a ser adquirido pelo Estado Português em 1986 que deu início a um projecto de recuperação e requalificação que veio a ser concluído em 2009 e que lhe devolveu o antigo esplendor.
Das dependências conventuais fazem parte quatro claustros. A igreja do mosteiro é um marco imponente do barroco em Portugal. A cerca possui um complexo sistema hidráulico, uma mata e um jardim barroco com fontes monumentais. Actualmente o Mosteiro de Tibães integra uma hospedaria e um restaurante, geridos por uma congregação de religiosas. Está classificado como Imóvel de Interesse Público.
O projecto de Recuperação e Reabilitação foi distinguido com o 1º Prémio | Medalha de Ouro, na Bienal de Miami + Beach 2009, EUA, categoria de Restauro Arquitectónico.

Acessos e estacionamento: EN 201: Braga - Ponte de Lima / Barcelos; EM 564; Mire de Tibães a 10 Km de Braga.
Ano de Construção: Séc. XI
Dia(s) de Encerramento: Segundas
Horário de visita: De terça a domingo, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00.
Observações: Encerramento do Mosteiro: 1 de Janeiro, Dia de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro
Serviços disponíveis: Loja, Restaurante, Hospedaria
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade condicionada
Título: Reconstrução exemplar
Morada: Rua do Mosteiro
Código Postal: 4700 565 MIRE DE TIBÃES
Tel: 253622670
E-mail: msmtibaes@culturanorte.pt
Site: www.mosteirodetibaes.org
Distrito: Braga
Concelho: Braga
Freguesia: Mire de Tibães
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora