Lenço de Namorados do Minho

A história dos Lenços de Namorados remonta aos séculos XVII/XVIII, tiveram origem nos Lenços Senhoris e ao longo dos anos foram sendo adaptados por mulheres do povo que lhes foram dando um aspecto característico. O nome atribuído - Lenços de Namorados - deveu-se ao facto destes passarem a ser confeccionados com o objectivo de conquistar um namorado. Mal se aproximava a idade casadoira, a rapariga iniciava a confecção do lenço que, logo que pronto, iria ter às mãos do rapaz que ela escolhera para namorar e posteriormente casar. A mensagem transmitida no lenço era de fidelidade, amor, dedicação entre outros sentimentos. Se o rapaz decidisse usar o lenço publicamente, por cima do seu casaco domingueiro, ao pescoço com um nó voltado para a frente ou na ponta do cajado, significava que se iniciava uma ligação amorosa.
Porém, estes lenços não tinham apenas a função de conquista. Nos dias de festa eram também usados pelas moças no lado direito da cintura com uma das pontas pendentes, com os quais os rapazes faziam brincadeiras, tirando-lhes o lenço fingindo o assumir de um compromisso.
No que respeita ao contexto geográfico, desconhece-se ao certo o local onde se iniciou a confecção deste tipo de lenços, no entanto, sabemos que é na região do Minho, que estes têm um significado, distritos de Braga e Viana do Castelo.
Estes lenços, que faziam palpitar tantos corações, eram (e continuam a ser) na sua grande maioria, em linho ou algodão. As suas dimensões variavam entre os 40 e 60 cm sendo o seu formato quase sempre quadrado, contendo bordados em diversas cores com quadras e símbolos de cariz amoroso.
O processo de certificação dos Lenços de Namorados do Minho surgiu da necessidade de proteger o produto em causa e, dessa forma, manter intacta a sua essência e fazer com que toda a tradição e histórias ligadas aos lenços, ficassem perpetuadas na sua produção e comercialização. Aliado a este intuito, esteve também o facto de, tal acto, poder não só vir a criar postos de trabalho, como também, assegurar os mesmos às artesãs já existentes.
Todo este percurso foi iniciado em 1996 quando a Adere-Minho fez um levantamento exaustivo a todos os trabalhos respeitantes aos Lenços dos Namorados do Minho. Após o registo da Marca e Identificação Geográfica - Lenços de Namorados do Minho -, criou-se uma Comissão de Acompanhamento e Avaliação da Certificação que conta com diversos organismos, e foi criado um Caderno de Especificações e um Regulamento Interno.

Título: Declarações de amor bordadas
Código Postal: 4730 VILA VERDE
Site: www.adereminho.pt/lencos/
Distrito: Braga
Concelho: Vila Verde
Freguesia: Vila Verde
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora