IPR Óbidos

Região com grande tradição na produção de vinhos, a presença da cultura vitivinícola é referenciada desde o período da fundação da nação, apesar da dominância da vinha ser mais notória a partir do início do século XX.

Com uma área geográfica distribuída por parte dos concelhos de Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha e Óbidos, a vinha ocupa cerca de 5.000 hectares, com predominância das castas Vital e Trincadeiro - nome porque é conhecido o Castelão na região - produzindo em média 350 mil hectolitros de vinho. No entanto, a produção com denominação de origem é reduzida, estando para esse efeito apenas cadastrada uma área de 178 hectares.

O clima é mediterrânico temperado e as vinhas localizam-se em encostas com pouco declive, até uma altitude de cem metros, onde os solos são de textura franca a argilosa, de calcários pardos e vermelhos. Da conjugação destes factores resultam vinhos de reconhecida qualidade, dos quais se destacam os vinhos de Gaeiras, assim como a ginja, cujo o licor se celebrizou como a bebida mais típica e tradicional de Óbidos.

Área Geográfica: No distrito de Leiria, abrange freguesias dos concelhos do Bombarral, Caldas da Rainha e Óbidos; no distrito de Lisboa, abrange parte do concelho do Cadaval.
Caracteristicas Organolépticas dos Brancos: Têm cor amarelo- citrina, com aroma e sabor frutados.
Caracteristicas Organolépticas dos Tintos: Abertos de cor, suaves e perfumados.
Castas Brancas: Vital, Arinto, Fernão Pires, Rabo de Ovelha.
Castas Tintas: Periquita, Bastardo, Camarate, Tinta Miúda.
Tipos de Vinho: Branco e Tinto.
Título Alcoométrico Volúmico Mínimo: 11
Zona de Origem: Região da Estremadura.
Morada: Rua Cândido dos Reis
Código Postal: 2560 312 TORRES VEDRAS
Tel: 261316724
E-mail: cvr.estremadura@mail.telepac.pt
Site: www.vinhosdaestremadura.pt/
Distrito: Lisboa
Concelho: Torres Vedras
Freguesia: São Pedro e São Tiago
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora