DOC Tavira

A forte tradição vitivinícola do Algarve existe desde a ocupação muçulmana. Os árabes não só plantavam a vinha como exportavam o vinho produzido. Após a reconquista do pequeno mas fértil território, os cristãos aproveitaram e desenvolveram a organização económica legada por outros povos.

A região de Tavira situa-se na faixa litoral do território algarvio e é delimitada pelo oceano Atlântico, a Serra do Caldeirão e o rio Guadiana, estendendo-se pelos concelhos de Faro, Olhão, São Brás de Alportel, Castro Marim, Tavira e Vila Real de Santo António. O clima tipicamente mediterrânico resulta na produção de vinhos com características próprias de uma região quente. As castas a utilizar na sua elaboração são a branca Síria e as tintas Negra Mole e Periquita.

Área Geográfica: Concelhos de Faro e Olhão e parte dos concelhos de Tavira, São Brás de Alportel, Castro Marim, Vila Real de Santo António.
Caracteristicas Organolépticas dos Brancos: Apresentam uma cor entre o citrino e o palha, sendo suaves e delicados, apresentam um travo caracteristico.
Caracteristicas Organolépticas dos Tintos: São aveludados, pouco encorpados, com aroma frutado e pouco acídulos e quentes.São abertos de cor, apresentando um rubi; com o envelhecimento, adquirem um tom topásio.
Castas Brancas: Síria (Crato Branco).
Castas Tintas: Negra Mole, Periquita.
Tipos de Vinho: Branco e Tinto.
Título Alcoométrico Volúmico Mínimo: Para os vinhos tintos 12 e para os brancos 11.
Zona de Origem: Algarve
Morada: Instituto do Vinho e da Vinha - Estrada Nacional 125
Código Postal: 8400 429 LAGOA
Tel: 282341393
E-mail: cvralgarve@mail.telepac.pt
Distrito: Faro
Concelho: Lagoa (Algarve)
Freguesia: Lagoa
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora