DOC Lourinhã

Tal como toda a região Oeste, a Lourinhã desde sempre teve a sua produção de vinho ligada à obtenção de aguardentes, já que foi esta a zona que alimentou durante séculos a beneficiação (aguardentação) do vinho do Porto. Esta região demarcada foi reconhecida com o objectivo de defender e produzir aguardentes velhas de elevada qualidade, sendo a única no país e uma das três zonas de denominação de origem controlada do mundo, a par de Armagnac e de Cognac, em França.

Esta pequena região vitícola abrange os concelhos de Lourinhã, Peniche, Óbidos, Bombarral e Torres Vedras, onde o clima favorece a produção dos vinhos para destilados, pelas suas características atlânticas, com Invernos suaves e Verões muito frescos, onde a temperatura dificilmente sobe acima dos 26ºC. A aguardente Lourinhã é obtida a partir de vinhos elaborados com uvas brancas e tintas, de castas recomendadas e autorizadas, como a Alicante Branco, a Alvarelhão e a Cabinda.

Área Geográfica: Do distrito de Lisboa, abrange freguesias dos concelhos da Lourinhã e Torres Vedras; do distrito de Leiria, freguesias dos concelhos de Peniche, Óbidos e Bombarral.
Castas Brancas: Alicante Branco, Alvarelhão, Boal Espinho, Marquinhas, Malvasia Rei e Tália.
Castas Tintas: Cabinda.
Tipos de Vinho: Aguardente vínica.
Título Alcoométrico Volúmico Mínimo: 10
Zona de Origem: Região da Estremadura
Morada: Avenida de Moçambique
Código Postal: 2530 111 LOURINHÃ
Tel: 261422107
Distrito: Lisboa
Concelho: Lourinhã
Freguesia: Lourinhã
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora