DOC Bairrada

Na região da Bairrada, as primeiras referências escritas sobre a cultura da vinha remontam ao século X e XI mas foi apenas no século XIX que a Bairrada se transformou numa região produtora de vinhos de qualidade.
Situada no litoral centro do país, entre as cidades de Aveiro e Coimbra, o nome deriva da natureza dos solos, chamados barros. A área geográfica abrange a totalidade dos concelhos de Anadia, Mealhada, Oliveira do Bairro e parte dos concelhos de Águeda, Aveiro, Cantanhede, Coimbra e Vagos. O clima é condicionado pela proximidade do Atlântico, ainda que subsistam muitos traços do carácter mediterrânico.
A designação pode ser utilizada em vinhos brancos, tintos, rosados, espumantes e em aguardentes bagaceiras. A casta Baga é a variedade tinta dominante na região e normalmente é plantada em solos argilosos. As castas brancas são plantadas nos solos arenosos da região, sendo a casta Fernão Pires, na região denominada por Maria Gomes, a mais comum.

Área Geográfica: Concelhos: Anadia, Mealhada e Oliveira do Hospital e freguesias dos concelhos de Águeda, Aveiro, Cantanhede, Coimbra e Vagos
Caracteristicas Organolépticas dos Brancos: Cor citrina carregada ou avermelhada, de aroma frutado, de sabor harmonioso e fresco.
Caracteristicas Organolépticas dos Tintos: Os vinhos tintos apresentam uma cor granada a rubi, com nuances acastanhadas quando envelhecidos, e aroma frutado enquanto novos.
Castas Brancas: Arinto, Bical, Cercial Branco, Rabo de Ovelha e Fernão Pires.
Castas Tintas: Baga, Camarate, Bastardo, Jaen, Alfrocheiro Preto, Touriga Nacional, Trincadeira Preta, e Rufete.
Tipos de Vinho: Tinto, Branco, Rosado, Espumante e Aguardente Bagaceira.
Título Alcoométrico Volúmico Mínimo: 11
Zona de Origem: Beira Litoral
Morada: Largo do Mercado Edifício Estrela, Blocos 1/2 R/c - Apartado 125
Código Postal: 3780 214 ANADIA
Tel: 231510180
E-mail: cv.bairrada@mail.telepac.pt
Site: www.cvbairrada.pt
Distrito: Aveiro
Concelho: Anadia
Freguesia: Arcos
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora