de 4
ver todos

ADN - Amigos da Natureza

de 4
ver todos

Empresa especializada em técnicas de manobras em cabo, desportos de aventura, espeleologia, espeleo-socorro e resgate em cabo de alto risco. Dá cursos de espeleologia de um e dois dias, de 10 a 20 horas respectivamente. E organiza visitas à gruta de Salir do Porto.

Modalidades: Escalada, Espeleologia, Rappel, Slide, Actividades com cordas, Parede de escalada artificial
Morada: Apartado 251
Código Postal: 2500 CALDAS DA RAINHA
Tel: 913538427
E-mail: adn@o-eusebio.org
Site: www.facebook.com/groups/135066696734
Distrito: Leiria
Concelho: Caldas da Rainha

Desporto e aventura em Casal da Areia


No primeiro dia aprende-se fazer escalada, rappel e slide com toda a segurança que se exige nestas situações. No segundo pode-se aproveitar para praticar um pouco mais ou aventurar-se em grutas semi exploradas.


Nuno Maia

O ponto de encontro é em São Martinho do Porto. É aqui que se fica a conhecer António Eusébio, o responsável técnico da ADN, um grupo especializado na áreas do deporto aventura e turismo ambiental. Feitas as apresentações é altura de combinar aquilo que se pretende fazer. Opções não faltam mas não existe um local nem um programa pré- definido. Tudo depende das actividades e do nível de aprendizagem que cada um quer atingir. Para os iniciados nestas andanças, que procuram apenas praticar algumas actividades como escalada, rapell, ou slide, de forma recreativa sem que com isso se tornem em experts na matéria, o primeiro dia de curso está marcado, para o Linha Verde, um espaço original, situado em Casal da Areia, a poucos quilómetros de São Martrinho do Porto. Preparada para organização de actividades desportivas, a Linha Verde conta, para além de outras infra-estruturas, com uma parede de escalada artificial com cerca de 10 metros de altura, ideal para as primeiras subidas e descidas. Mas isso fica para mais tarde porque a manhã está reservada para uma curta explicação teórica sobre aquilo que se vai fazer, e para o primeiro contacto e montagem do material utilizado nas actividades com cordas. Aprender por exemplo para que serve e como se utilizam os mosquetões, ou ficar saber como se dão alguns nós essenciais para a pratica destas modalidades. Tudo pela segurança.

Subir e descer com toda a segurança

À tarde, com o material todo montado é altura de escalar pela primeira vez a parede artificial. À primeira vista nem parece difícil, pelo menos nos três primeiro metros, mas na verdade, acaba por revelar-se bastante complicado ultrapassar os obstáculos que vão surgindo pelo caminho. Tentar encontrar o melhor sítio para colocar o pé, e ao mesmo tempo manter a concentração e o equilíbrio, é um exercício que pode levar algumas horas. Mas também não há pressa.

Cumprida esta primeira etapa, ou seja chegar ao cimo da parede a fase seguinte é aprender a fazer precisamente o contrário. Descer em rappel, uma actividade, bem menos cansativa e exigente do que a escalada. Isto claro depois de descansar alguns minutos. A partir daqui resta praticar, voltando a subir e a descer. Só assim se consegue adquirir a confiança e a experiência necessárias, para se fazer cada vez melhor.

2002-04-09
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora