21º

de 87
ver todos

Jardim da Estrela ou de Guerra Junqueiro

21º

de 87
ver todos

O Jardim Guerra Junqueiro, conhecido por Jardim da Estrela, constitui um dos elementos mais ricos do património natural e artístico da cidade de Lisboa. A elaboração deste jardim deve-se ao estadista Bernardo da Costa Cabral, que procurou criar um recinto onde se pudesse gozar horas de lazer e paz. Um donativo inicial do Barão de Barcelinhos e a colaboração da rainha D. Maria II permitiu a sua realização.
Em 1842 é iniciada a construção do Jardim da Estrela, mais tarde rebaptizado Jardim Guerra Junqueiro, em homenagem ao poeta. Espaço de concepção romântica à inglesa da autoria de Jean Bonnard e João Francisco, tem à sua frente a entrada principal da Basílica da Estrela, e outros dois portões, um para a Rua de S. Bernardo e outro para a Avenida Álvares Cabral.
No centro do jardim existe um coreto de ferro forjado que é o mais antigo de Lisboa. Este coreto tem a traça de José Luís Monteiro, tendo sido inaugurado em 1896 e restaurado em 1987, sendo o seu lugar original a Avenida da Liberdade.
Este espaço verde lisboeta tem uma abundante vegetação, onde se misturam dragoeiros, plátanos, coqueiro-dos-jardins, olaia, araucácias, árvore de borracha australiana, bela-sombra, bananeira, coqueiro-dos-jardins, entre outras espécies de flora. Na fauna destacam-se: os guarda-rios, pavões, cisnes, alvéola-cinzenta, periquito-de-colar, goraz ou garça nocturna.

Horário de Funcionamento: Das 07:00 às 24:00
Serviços disponíveis: Café/restaurante com esplanada, Centro de dia para idosos, dois parques infantis, quiosque/biblioteca municipal, na parte central do jardim, um coreto em ferro trabalhado, destinado à realização de espectáculos, nomeadamente Bandas Filarmónicas e uma creche da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa.Em Novembro de 2006 este jardim passou a fazer parte da rede de Jardins Digitais de Lisboa, onde é possivel navegar sem fios e sem pagar, através da criação de pontos de acesso (hotspots) em locais públicos, financiados por três empresas de Novas Tecnologias da Informação.
Morada: Largo da Estrela
Código Postal: 1200 667 LISBOA
Tel: 213974818
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: Lapa
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora