Turim Hotel Club D´Azeitão

A poucos quilómetros de Lisboa e no sopé da Serra da Arrábida, oferece aos seus hóspedes o conforto e requinte num edifício do século XVII. O Hotel Club d`Azeitão é uma unidade hoteleira onde o azulejo é frequentemente utilizado, as paredes são cor-de-rosa e a decoração tende para as cores fortes sem fugir ao estilo clássico. Este hotel é um ponto de partida para se explorar os principais pontos de interesse da região: Sesimbra, Palmela, Setúbal e Lisboa. Nas proximidades, encontram-se praias, golf e outras actividades. Para relaxar de incursões turísticas ou de reuniões de negócios, conte com a piscina, bar e campo de ténis do hotel.

Acessos: A2 ou A12 em direcção a Palmela até Vila Fresca de Azeitão. O Hotel fica na N10.
Localização: Campo
Nº de camas: 59
Nº de quartos: 46
Período de funcionamento: Todo o ano
Preço Época Alta: 120.00
Preço Época Baixa: 75.00
Cadeia / grupo de hotéis:: Turim Hotels
Categoria: Hotéis Rurais
Serviços / Equipamentos: Acessos para deficientes, Aeroporto, Animais não admitidos, Ar condicionado em áreas comuns, Ar condicionado nos quartos, Bar, Cofre nos quartos para guarda de valores, Elevador, Equitação, Estação de autocarros, Estação de comboios, Jardim, Lavandaria, Minibar, Música ou rádio nos quartos, Parque de estacionamento, Piscina exterior, Piscina infantil, Restaurante, Sala de reuniões / conferências, Sala de festas, Serviço de quartos, Solário, Telefone nos quartos, Ténis, TV nos quartos, TV Satélite/TV Cabo, Aquecimento
Morada: Quinta do Bom Pastor
Código Postal: 2925 474 AZEITÃO
Tel: 212198590
E-mail: hotelclubazeitao@turimhoteis.com
Site: www.turim-hotels.com/hoteis/-
Distrito: Setúbal
Concelho: Setúbal
Freguesia: São Simão

Hotel Club d'Azeitão


Com ares de nobreza e o cheiro da Arrábida.


Paula Oliveira Silva

Nobres e arte à mistura

Azeitão conhecemos das tortas, do queijo e provavelmente das caves de vinhos. Mas também nos ficou a associação do local à História, com a nobreza de Quinhentos e centúrias seguintes, que em Azeitão descobriu os prazeres de um clima ameno e a beleza destas paisagens. E como para esta gente o querer é poder, vai de construir palacetes e quintas brasonadas para as grandes temporadas de ócio.

O Hotel Clube de Azeitão está instalado numa dessas casas sem grande opulência, digo-lhe já, mas ligada pela História a uma das famílias mais nobres da expansão portuguesa, os Almadas da Casa da Índia, digníssimos Condes de Carvalhais. Bom, está o dito instalado na "Quinta do Bom Pastor” ou da “Má Partilha” como também é conhecida. O porquê do nome parece evidente mas mais importante do que denominações é saber que o solar albergou uma distinta colecção de objectos de arte flamenga. E falo no passado porque actualmente esse tesouro encontra-se guardado mas exposto no Museu de Arte Antiga.

Na recepção, uma réplica do famoso quadro de Dürer “São Jerónimo” que ornamentou a capela do solar, hoje inexistente, é o único exemplo do valioso património que aqui esteve. Encontra o quadro depois das boas-vindas dadas à entrada pelas “Figuras de Convite” da reputada oficina de azulejos da terra, a São Simão.

E hoje o que se vê?

Um hotel que nem é demasiado moderno, nem clássico na essência. Nas salas e corredores, algumas peças de antiquário não caem em desarmonia com outras mais recentes, provavelmente sem história mas que ficam bem. Azulejos verdes e brancos da Oficina São Simão fazem as vezes de rodapé. A técnica é secular mas estes exemplares recentes. O mármore encarrega-se do brilho do lobby.

Na recepção, junto ao espelho que de tão antigo já pouco reflecte, repousa o piano e numa mesa ao lado as páginas abertas um livro já bem vetusto que conta o passado da quinta onde agora estamos. A lareira, é verdade...

2004-05-11
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora