106º

de 467
ver todos

Figueirinha Ecoturismo

106º

de 467
ver todos

A Figueirinha Ecoturismo é uma casa familiar, ideal para usufruir da natureza numa parcela de terreno inserida na Reserva Ecológica Nacional e Rede Natura 2000. Está situada numa área de dois hectares, no local denominado Herdade da Figueirinha dos Condados. À casa centenária junta-se mais uma casinha, onde se localizam os quartos principais. A decoração dita a escolha: seja a inspiração africana ou um toque mais bucólico. Aqui chega-se à procura de tranquilidade, uma vez que a aldeia mais próxima está a três quilómetros, vencidos numa estrada de terra. Quem quiser passar um dia na praia, tem Vila Nova de Milfontes a meia hora de carro, mas para refrescar há a piscina biológica, onde têm fama os fins de tarde temperados com gin tónico.

Localização: Campo
Nº de camas: 6
Nº de quartos: 4
Nº de suites: 3
Observações: Outros contactos: 917 245 192 / 966 706 858
Período de funcionamento: Fevereiro a dezembro
Preço Época Alta: 60.00
Preço Época Baixa: 50.00
Acessibilidade física: Entrada e acesso à sala possível por pessoas em cadeira de rodas, WC adaptado
Detalhe de acessibilidade física: Dispõe de um quarto preparado para pessoas com deficiência, com WC adaptado (barras de transferência na sanita e chuveiro). Os acessos ao quarto e à sala comum dispõem de rampas.
Serviços / Equipamentos: Acessos para deficientes, Animais admitidos, Bicicletas, Jardim, Kitchenette, Sala de TV e/ou vídeo, Piscina biológica
Código Postal: 7630 384 RELÍQUIAS
Tel: 283623306
E-mail: figueirinhaecoturismo@gmail.com
Site: www.contra-a-corrente.pt
Distrito: Beja
Concelho: Odemira
Freguesia: Relíquias

Figueirinha Ecoturismo - Odemira


O elogio da preguiça


T. Alda Rocha / F. Cia Jansen

Até o sinal de telemóvel, muito ténue, ajuda a cortar amarras. Já bem longe do nosso mundo, percebemos o que é sofrer da síndrome de Obélix quando à noite temos receio de ser esmagados pelo céu, de tão estrelado. Fica entre S. Luís e Relíquias, este recanto verde que convida à preguiça, seja na cama de rede ou à beira da piscina biológica. E, se as saudades do mar apertarem, Vila Nova de Milfontes e a soberba costa vicentina estão a menos de 30 quilómetros.

O caminho não dá para extravagâncias e não será apenas por amor à suspensão do carro. Quando menos se espera, um rebanho está placidamente instalado no meio da estrada e só com muita calma acaba por ceder passagem. Nem sempre as ovelhas andarão por aqui mas servem para reforçar a ideia de que não é possível descobrir a Figueirinha por acaso. Quem chega sabe ao que vem; a aldeia mais próxima fica a mais de três quilómetros e foi por lá que abandonámos o alcatrão.

Ao longo da estrada de terra sucede-se a paisagem típica de montado até que, depois de uma última elevação, se desce para o vale que acolhe o monte alentejano. Terá sido a abundância de água e a vegetação bem mais verde do que a das terras circundantes a ditar a escolha do lugar pelos primeiros habitantes. Herdade da Figueirinha dos Condados de seu nome completo, chamam-lhe Figueirinha já lá vão mais de 100 anos.

A casa principal passa de um século, quase todo nas mãos da mesma família. Estava a precisar de muitos cuidados quando, em 1996, os atuais donos reuniram amigos e familiares para a reconstruírem. Com residência fixa nos arredores de Lisboa, este tornou-se o seu refúgio de fim de semana, onde raramente ficaram sós. Desde o início, tiveram na ideia avançar com um pequeno projeto de turismo mas só passados todos estes anos, ricos em trabalho braçal, como dizem divertidos, conseguiram finalmente pô-lo de pé.

2012-06-07
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora