Casas do Soajo

Conjunto de típicas casas de aldeia na recôndita e tradicional aldeia do Soajo, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. As casas construídas em granito são confortáveis e encontram-se bem equipadas. À volta, existe a possibilidade para inúmeros passeios, inclusive aos esqpigueiros da região. Ao hóspede resta escolher entre a Casa da Barreira, a Casa da Porta da Mina, a Casa das Videiras, a Casa de Carreiras, a Casa de Riobom ou a Casa do Ti` Viúva.

Localização: Campo
Nº de camas: 28
Nº de quartos: 30
Observações: Os preços variam consoante a tipologia das casas.
Período de funcionamento: Todo o ano.
Preço Época Alta: 50.00
Preço Época Baixa: 50.00
Categoria: Turismo de Aldeia
Código Postal: 4970 655 SOAJO
Tel: 258452250
E-mail: geral@adere-pg.pt
Site: www.casasdesoajo.com
Distrito: Viana do Castelo
Concelho: Arcos de Valdevez
Freguesia: Soajo

Turismo de Aldeia Soajo


Calçadas medievais rodeadas de casinhas típicas das serras nortenhas, sobre o impressionante manto verde do Minho. As casas são o ponto de partida para os passeios pela tradição da aldeia do Soajo.


Álvaro Cúria

Em primeiro plano aparece a Serra Amarela, grande formação cuja cor lembra o sol; depois, a serra do Soajo estende-se até ao jardim da casa e, recordando-nos que estamos no extremo norte de Portugal, montes galegos espreitam por detrás da paisagem protegida. Estamos no interior e sabemo-lo pelo bafo quente que viaja desde cima. O interior da tradição, o interior da boa comida, o interior do descanso, o interior que nos recorda letras de fados «ao ver terras de Espanha». A aldeia do Soajo situa-se precisamente entre estas formações montanhosas, mergulhada num vale que lhe dá um isolamento saudável: os habitantes, soajeiros, são donos de uma maneira de ser ímpar pela sua personalidade vincada. Conta a história que o Soajo defendia as terras lusas na fronteira e à sede concelhia eram atribuídos alguns privilégios, como a isenção do serviço militar.

Turismo de Aldeia

Entra-se e está-se logo no centro, no Largo do Eiró, onde se encontra o Pelourinho, monumento nacional desde 1910 e o mais peculiar dentro deste género a nível nacional. Uma praça onde, na altura da Inquisição, se castigavam os pecadores. Ao redor da praça encontram-se vestígios de modernismo duma aldeia típica organizada em duas frentes: uma virada para a sua população, de personalidade vincada e feitio característico e outra virada para os forasteiros, os estrangeiros, os utilizadores das casas de turismo de aldeia.

Ao todo são 11 casas espalhadas pelos quatro cantos da aldeia. Casinhas de granito com portas e portadas de madeira, construções antigas onde dantes habitavam soajeiros que festejavam o milho rei e agora descansam turistas, vindos sobretudo das grandes cidades, da Europa do Norte e de Espanha. A «Casa do Ti Viúva» partilha um pátio de entrada com a «Casa da Porta da Mina». Ao contrário desta, que tem apenas um quarto, a «Casa do Ti Viúva» tem três quartos decorados tipicamente de forma serrana. Curioso neste turismo de aldeia é que são os proprietários das casas que se responsabilizam pela própria decoração.

2002-07-23
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora