Casas de Romaria

Quinhentos anos de história e um invulgar património arquitectónico fazem da aldeia de Brotas um local especial. Esta é uma típica aldeia alentejana, com casas baixas de paredes caiadas e o risco colorido sobre as ombreiras e sobre as portadas. Decoradas com o tradicional mobiliário da região, estas casas reproduzem o espírito do Alentejo rural e intemporal. Aqui, na fronteira com o Ribatejo, o hóspede pode evadir-se do quotidiano e desfrutar do sossego do campo.

Localização: Centro Cidade/Vila
Nº de camas: 19
Nº de quartos: 10
Observações: Disponibiliza 5 casas.
Período de funcionamento: Todo o ano
Preço Época Alta: 50.00
Preço Época Baixa: 50.00
Categoria: Turismo de Aldeia
Serviços / Equipamentos: Animais não admitidos, Ar condicionado nos quartos, Bar, Bicicletas, Cavalos, Grill, Jardim, Kitchenette, Parque de estacionamento, Parque infantil, Pesca, Piscina exterior, Piscina infantil, Restaurante, Sala de bilhar/snooker, Sala de estar comum, Sala de festas, Sala de TV e/ou vídeo, Serviço de quartos, Ténis, TV Satélite/TV Cabo
Morada: Rua da Igreja 30
Código Postal: 7490 017 BROTAS
Tel: 966948643
E-mail: geral@casasderomaria.com
Site: www.casasderomaria.com
Distrito: Évora
Concelho: Mora
Freguesia: Brotas

Distrito de Évora – Casas de Romaria


O culto do sossego 



As casas que outrora acolhiam os peregrinos do Santuário de Nossa Senhora de Brotas recebem agora turistas de muitas paragens, em busca da tranquilidade que esta pequena aldeia oferece. Situadas no concelho de Mora, juntam séculos de história à pacatez e ao espirito rural do Alentejo, entre paredes caiadas e mobílias de antigamente. Se é devoto de paz e sossego, as Casas de Romaria prometem deixá-lo às portas do céu.

A aldeia de Brotas, no concelho de Mora, é um bom exemplo do Alentejo desconhecido, longe dos circuitos turísticos mais mediáticos, mas que bem merece uma estadia sem pressas. É verdade que não há assim tanto para ver, mas há muito para descobrir e … sentir. Afinal, aquele pequeno núcleo habitacional conta com mais de seiscentos anos de história, intimamente ligados ao culto de Nossa Senhora de Brotas. Este nasceu de uma promessa feita por um pastor, cujo avistamento da imagem da Virgem deu origem a uma ermida (em 1424) e depois a uma igreja (em 1535), entretanto elevada a Santuário.

Para abrigar os peregrinos, foram construídas (em 1660) várias habitações, que agora compõem as Casas de Romaria, um Turismo em Espaço Rural composto por seis alojamentos de diferentes tipologias. Cada um tem o nome da confraria que albergou no passado (como a Confraria de Setúbal ou a Confraria de Palmela) e a mesma traça de sempre, com paredes caiadas a branco e um risco azul ou amarelo sobre as ombreiras e as portadas. O interior também respeita as construções originais, enquanto o mobiliário e a decoração remetem para as raízes e tradições do Alentejo.

Além das casas para alojamento, há mais uma que serve de receção e zona de pequenos almoços, a Confraria do Cabeção, também ela decorada com objetos antigos, como chaves, candeeiros a petróleo ou fotos antigas. Um espaço acolhedor e castiço que convida a saborear com calma a primeira refeição do dia, composta por várias especialidades regionais, como pão alentejano e bolos ou compotas caseiras. Todos estes edifícios ficam na Rua da Igreja, enquanto a dois passos dali há outro espaço comum, a Confraria da Água, com duas piscinas exteriores redondas (uma para crianças e outra para adultos) que podem ser utilizadas pelos hóspedes a qualquer hora. O mesmo local serve também de miradouro privilegiado para a aldeia de Brotas, um segredo bem guardado no Alentejo que vale a pena conhecer.

A melhor forma de lá chegar é utilizando o automóvel, através da histórica EN2 (Estrada Nacional 2), que percorre o país de uma ponta à outra, desde Trás-os-Montes até ao Algarve. Pelo caminho, não se esqueça de conduzir com a máxima proteção.


Auto
Saiba mais sobre o seguro N Auto e conduza com a máxima proteção.
Beneficie de 30% de Desconto.

Casas de Romaria – Brotas/Mora

Morada:
Rua da Igreja, 30, 7490 Mora
Telf.: 962 474 164
http://casasderomaria.com

2017-06-09
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora