Casa de Vilarinho de São Romão

Situada a 12 km da bonita localidade do Pinhão, em pleno Douro Vinhateiro (Património Mundial), a Casa de Vilarinho de São Romão remonta ao século XVII. Vilarinho de S. Romão é uma povoação muito antiga, situada na margem direita do rio Pinhão, rodeada de magníficas paisagens. O estilo arquitectónico da Casa caracteriza-se pelas suas linhas austeras, como é comum nas casas antigas da região, integrando-se perfeitamente no cenário envolvente. No interior da casa destacam-se os salões, sóbrios e com bonitos tectos de madeira, com amplas janelas a permitir a entrada de muita luz e a fusão com a paisagem. No exterior sobressai uma bela fonte de cantaria, ornamentada de golfinhos, e uma alameda de plátanos que conduz à entrada da casa. Outra particularidade muito interessante é a existência de uma Capela, fundada em 1462, que em tempos serviu de Igreja Matriz. Graças a uma localização privilegiada, ao harmonioso conjunto arquitectónico e às características de conforto e qualidade do alojamento, a Casa de Vilarinho de São Romão oferece condições para uma estadia ímpar numa região com inúmeras atracções.

Acessos: EN322 a partir de Vila Real até Sabrosa; EN323 em direcção ao Pinhão até encontrar Vilarinho de São Romão.
Localização: Campo
Nº de camas: 12
Nº de quartos: 6
Observações: Outros contactos: 919522382. os animais são admitidos neste espaço rural, embora não entrem nas instalações. Existem lugares adequados no exterior para ficarem. Os quartos são duplos.
Período de funcionamento: Todo o ano.
Categoria: Turismo de Habitação
Acessibilidade física: Entrada e acesso à sala possível por pessoas em cadeira de rodas, estacionamento privado
Detalhe de acessibilidade física: Estacionamento privativo para todos os clientes
Serviços / Equipamentos: Aeroporto, Animais admitidos, Biblioteca, Espaço / equipamento para acesso à internet, Estação de comboios, Igreja / Capela, Jardim, Lavandaria, Parque de estacionamento, Piscina exterior, Refeições, Sala de reuniões / conferências, Sala de estar comum, Sala de festas, Sala de TV e/ou vídeo, Serviço de quartos, Ténis, TV Satélite/TV Cabo, Zona de caça, Aquecimento
Morada: Lugar da Capela
Código Postal: 5060 630 VILARINHO DE SÃO ROMÃO
Tel: 259930754
E-mail: mail@casadevilarinho.com
Site: www.casadevilarinho.com
Distrito: Vila Real
Concelho: Sabrosa
Freguesia: Vilarinho de São Romão

Casa de Vilarinho de S. Romão


Em pleno coração de Trás-Os-Montes, no património mundial das vinhas do Douro, encontramos a Casa de Vilarinho de S. Romão. As linhas tradicionais da casa e a paisagem deslumbrante transformam-na no local ideal para desfrutar das maravilhas da região.


Álvaro Cúria

A casa está aberta ao público apenas desde Janeiro de 2002. Ainda se sente o retoque nas paredes, o cheiro adocicado do soalho que brilha e a pedra de fora acabada de polir. Contudo, a Casa de Vilarinho de São Romão está edificada desde o século XVII. É possível encontrar referências a este solar na própria enciclopédia Luso-Brasileira por ter sido o primeiro sítio, em Portugal, onde se procedeu ao cultivo da batata e do tabaco. O autor de tal façanha foi o próprio Visconde de Vilarinho de São Romão.

Hoje em dia, porém, são bastante mais internacionais as culturas que por lá passam. De alemães a holandeses, passando pelos norte-americanos e canadianos que tomam conhecimento deste paraíso transmontano através da Internet, muitos são os estrangeiros que parecem ter descoberto a casa antes dos portugueses. Cristina Van Zeller, actual proprietária, refere, enquanto afaga um dos seus gatos numa das poucas salas que ainda não está aberta aos hóspedes, que a «world wide web» é precisamente a forma de publicidade que tem trazido mais hóspedes à sua casa. Quando lá estivemos encontrámos um casal norte-americano, a Letícia e o Albert, de San Francisco, California, que tinham rumado a Portugal expressamente para verificar «in loco» a preciosidade daquela casa, o sossego da mistura entre as vinhas do Douro e o requinte do solar. Mostram-se maravilhados com Portugal, com Trás-Os-Montes e em especial com aquele recanto. «Superb!». No seu itinerário de poucos dias em Portugal, gastaram dois para se deixarem encantar com a hospitalidade da Casa de Vilarinho de São Romão e percorrer de carro aquela zona.

2002-11-12
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora