Casa de Sezim

A Casa de Sezim entrou para a família dos atuais proprietários em 1376. Casa brasonada com fachada do século XVIII, a harmonia das suas linhas, a monumentalidade da fachada e a coleção de papéis panorâmicos da primeira metade do século XIX que abriga nos seus salões, têm suscitado a curiosidade internacional. Aberta durante todo o ano, oferece quartos amplos e confortáveis, piscina, campo de ténis e uma magnífica paisagem envolvente.

Acessos: Seguir pela A3 até Guimarães. Depois tomar a estrada para Vizela e virar à direita, na indicação para a própria Casa de Sezim. A casa situa-se depois ao fundo de uma propriedade privada.
Localização: Campo
Nº de camas: 15
Nº de quartos: 9
Nº de suites: 1
Observações: Outro contacto: 253527010.
Período de funcionamento: Todo o ano.
Categoria: Turismo de Habitação
Serviços / Equipamentos: Aeroporto, Animais admitidos, Ar condicionado em áreas comuns, Bar, Biblioteca, Bicicletas, Cavalos, Cofre na recepção para guarda de valores, Estação de autocarros, Estação de comboios, Garagem, Hospital / centro de saúde, Jardim, Parque de estacionamento, Piscina exterior, Refeições, Restaurante, Sala de bilhar/snooker, Sala de reuniões / conferências, Sala de estar comum, Sala de festas, Sala de TV e/ou vídeo, Ténis, Ténis de mesa, Termas, TV Satélite/TV Cabo, Zona de caça, Aquecimento
Morada: Sezim - Santo Amaro - Apartado 410
Código Postal: 4810 NESPEREIRA GMR
Tel: 253523000
E-mail: geral@sezim.pt
Site: www.sezim.pt
Distrito: Braga
Concelho: Guimarães

Casa de Sezim, a tradição desde 1376


Parece que chegamos a um palácio. A fachada da casa, com o seu portão encabeçado pelo brasão da família, faz-nos lembrar os palacetes dos livros de História, cheios de recantos e segredos. Tudo regado com o melhor vinho verde branco de quinta.


Álvaro Cúria

Por lá imaginamos que tenham passado as mais nobres donzelas, com os seus vestidos brancos e as sombrinhas a proteger do Sol. Ainda se ouve o relinchar dos cavalos no pátio da casa, que nos recebe com as suas muitas janelas debruçadas, escondendo os aposentos nobres e as histórias que por lá devem ter acontecido desde a Idade Média. A Casa de Sezim é pertença da família dos actuais donos da casa desde 1376. Conforme está escrito num pergaminho presente nos arquivos da casa, esta foi doada por Maria Mendes Serrazinha a Afonso Martins, descendente de D. João de Freitas, companheiro do rei de Portugal D. Afonso Henriques. Foi lá pelos lados do berço da nação que a casa foi doada em nome das «boas obras que dele recebeu e espera receber e por crença que lhe fez».

Embora a casa possua as comodidades do mundo moderno, parece, de facto, ao entrar pela porta principal, que entramos noutra época da História. Pelas paredes das salas existem painéis panorâmicos do século XIX que têm sido alvo de estudo por parte de pesquisadores de arte a nível internacional. É como se entrássemos numa casa senhorial especialmente preparada para nos receber, com as suas mil lendas e sensações que se vivem há séculos.

2002-11-26
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora