Casa da Torre de Nossa Senhora das Neves

Construída na segunda metade do século XVI, mantém a sua traça original, sendo classificada com antigo Solar de Portugal. Situada em pleno coração do Minho, a 12 km de Viana do Castelo, foi restaurada oferecendo conforto e requinte na decoração aos seus hóspedes.

Acessos: Do Porto, tomar o IC1 para Viana do Castelo, saindo na saída 11 para Braga e Barcelos. Depois siga pela estrada nacional até à indicação à direita para Barroselas. A casa encontra-se a poucos quilómetros daí.
Localização: Campo
Nº de camas: 10
Nº de quartos: 5
Nº de suites: 1
Observações: Outros contactos: 226197390, 226197395, 932032980 e 917543714. A casa pode ser alugada à semana na sua totalidade ou meia casa. Consulte os preços no site.
Período de funcionamento: Todo o ano.
Preço Época Alta: 80.00
Preço Época Baixa: 75.00
Categoria: Turismo de Habitação
Serviços / Equipamentos: Aeroporto, Animais não admitidos, Bar, Bicicletas, Campo de golfe, Cofre na recepção para guarda de valores, Estação de autocarros, Estação de comboios, Hospital / centro de saúde, Jardim, Kitchenette, Lavandaria, Parque de estacionamento, Piscina exterior, Praia, Refeições, Restaurante, Sala de estar comum, Sala de festas, Sala de TV e/ou vídeo, Serviço de quartos, Ténis, Ténis de mesa
Morada: Largo Casa da Torre das Neves
Código Postal: 4905 653 VILA DE PUNHE
Tel: 258771300
E-mail: aaa@s-amorim.pt
Site: www.casatorredasneves.com
Distrito: Viana do Castelo
Concelho: Viana do Castelo
Freguesia: Vila de Punhe

A Casa da Torre das Neves


Um solar do século XVI. Perto de tudo, no meio do sossego.


Álvaro Curia

A Casa da Torre das Neves domina a paisagem. Saímos do Porto em direcção a Viana do Castelo e no desvio para Barroselas, depois de poucos quilómetros, é impossível ficar indiferente ao imponente solar minhoto que sobressai da paisagem. A torre ergue-se por trás de uma casa senhorial onde as heras se vão enrolando em torno das janelas aos quadrados e do telhado de telha laranja. Contudo, os grandes muros de granito aguçam a curiosidade de quem quer ir mais longe. Que segredos se escondem por trás da Casa da Torre das Neves? Um portão pequeno dá lugar a um imenso jardim de verde e plantas diversas, onde impera a cor da pedra bruta e das flores um pouco por todo o lado. Inspira-se e pronto. Natureza e muito bom gosto são reinantes. Actualmente, a entrada na casa realiza-se pelo lado esquerdo, por uma porta que conduz a uma sala de jantar sobejamente decorada com motivos minhotos, onde não falta a grande mesa de refeições que à hora do pequeno-almoço se encheu das cores e principalmente dos sabores dos bolos caseiros, dos sumos naturais, e até aquela tonalidade ondulante do leite acabadinho de ferver.

A Casa da Torre das Neves foi classificada como antigo Solar de Portugal. A sua data de construção remete-nos a 1554, pleno Renascimento, onde os edifícios perdem uma parte do rocambolesco barroco para irem buscar a traça clássica da arquitectura original. Após vários acrescentos no edifício original, o solar ganha a forma que ainda hoje se vê, uma vez que os actuais proprietários conservaram a traça original do século XVI. Contaram-nos também que há umas décadas a casa dispunha de um vasto terreno onde se incluía também uma capela, da Senhora das Neves, gentilmente doada pelos donos do solar à comunidade local aquando da sua reconstrução. Essa doação deu origem a algumas rixas entre as freguesias minhotas numa luta por conseguir para si o local de prece.

2003-12-09
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora