116º

de 1004
ver todos

Restaurante Faz Gostos

116º

de 1004
ver todos

Chegado a Lisboa, vindo do Algarve, em novembro de 2010, o restaurante Faz Gostos resolveu introduzir, no início de 2013, algumas alterações ao conceito original que apresentou à capital no espaço situado no Bairro Alto. Mantendo o essencial do espírito da casa e da cozinha regional, introduz o conceito do "tacho à mesa" que é para levar à letra. Os tachos vêm mesmo para a mesa e lá dentro vem um arroz de amêijoas da ria Formosa, de lingueirão, de polvo ou de garoupa, por exemplo. Isto para além das entradas e petiscos, numa ementa com opções a preços mais em conta, para além dos menus de almoço a 15 euros.

Acessos: Metro Baixa/ Chiado, eléctrico E28.
Ambiente e decoração: Antigo Convento da Trindade, mandado edificar pela Rainha Santa Isabel. Composto pelo Elemento da Muralha Fernandina. Decoração moderna em tons de branco.
Bar/Sala de espera: Bar
Dia(s) de Encerramento: Domingos
Especialidades: Arroz de Lingueirão, Filetes de Peixe Galo com Arroz de Berbigões, Camarões flamejados com molho de manga, Camarões de Fricassé, Lingueirão salteado ao alinho, Lombinho na frigideira com puré de batata doce, torta de laranja do algarve, crepes suzete.
Horário de Encerramento: 00:00
Lotação: 54
Preço Médio: 30.00
Serviços: A/C, Zona de fumadores, zona de não fumadores, lareira
Tipo de Restaurante: Portuguesa
Horário de Funcionamento: De segunda a sábado das 12:00 às 00:00.
Área para fumadores: Exclusivamente Fumadores
Morada: Rua Nova da Trindade 11 H/K
Código Postal: 1200 301 LISBOA
Tel: 925286086
E-mail: geral@fazgostoslx.com
Site: www.facebook.com/Tachoamesa
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: Sacramento

Restaurante Faz Gostos Lx - Lisboa


É, com certeza, uma casa portuguesa!


Mara Cavém

Nasceu no Algarve em 2005 mas quis o destino que um segundo Faz Gostos inaugurasse em Lisboa há precisamente uma semana. O Chiado foi o local escolhido para implementar este restaurante que reinventa a gastronomia tradicional num espaço que respira História.

Duval Pestana é a alma dos Faz Gostos. A fama do chefe algarvio começou em Olhão naquela que foi a casa original, mas a falta de espaço fez com que se mudasse para Castro Marim e posteriormente para Faro, onde se situa actualmente, na zona histórica da cidade. O cozinheiro que já conta com um público fiel aos seus pratos tradicionais de inspiração regional espera fazer o gosto também aos lisboetas. A ideia de abrir um restaurante na capital foi lançada por dois clientes e o chefe aceitou o desafio.

E como o que se pretende é proporcionar uma verdadeira experiência gastronómica sem a tirania do tempo, o espaço só abre aos jantares.

Quatro paredes caiadas

A escolha do local não foi deixada ao acaso. Aqui convivem harmoniosa-mente vestígios do antigo Convento da Trindade e da muralha fernandina do século XIV. A lareira de uma das salas é bem mais recente, do tempo em que aqui funcionou uma fábrica de cofres.

Paulo Lobo, o famoso decorador do Porto, assina o projecto de interiores do restaurante. Toda a divisão dos espaços é feita através de um enorme painel de azulejos do século XVIII que simula uma parede arrancada e funciona como biombo. Uma espécie de collage onde os azulejos são protagonistas e juntam pedaços de muitas histórias. Este símbolo tradicional português confere familiaridade ao espaço, e acompanha na perfeição a tradição gastronómica.

Enquanto espera pela sua mesa não deixe de experimentar um cocktail elaborado pela equipa do Cinco Lounge. O bar do Faz Gostos também tem os melhores cocktails da cidade, feitos com bebidas espirituosas e fruta fresca.

2010-11-17
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora