de 17
ver todos

Restaurante Al Foz - Hotel Al Foz

de 17
ver todos

Restaurante pertencente ao hotel com o mesmo nome, situado à beira-rio, numa localização privilegiada e que oferece uma vista magnífica para a outra margem e para as luzes de Lisboa. A arquitectura do espaço é excelente, valorizando bastante a localização, já que a sala de refeições é ampla, com a fachada toda envidraçada virada para o rio. Existe também uma esplanada mesmo em cima do rio onde também se poderá jantar, se o estado do tempo permitir. Enquanto espera pela sua mesa, tem mesmo ao lado um bar igualmente acolhedor e confortável, com a mesma vista deslumbrante.

Acessos para deficientes: Sim
Ambiente e decoração: Sala ampla, espaçosa, confortável, com bastante espaço entre as mesas. Decoração simples e despojada.
Bar/Sala de espera: Bar
Dia(s) de Encerramento: Domingos (Jantares), Segundas
Especialidades: Entradas: Tâmaras com bacon; Gambas panadas com molho de caril; gambas àl ajillo; gambas panadas com três molhos; gratinado de esparregado com gambas; crepes recheados com camarão. Sopas: Creme de marisco. Peixe: gambas panadas com arroz de gambas; caril de gambas com chutney; açorda de gambas no pão; ensopado de enguias e pão frito; enguias fritas com açorda de ovas; caldeirada de línguas de bacalhau com ovo escalfado: polvo à lagareiro; rolinhos de linguado com risoto de espargos e molho de camarão; parrillada de peixe na prata; tamboril com molho verde e batata-doce recheada com legumes; lombos de bacalhau com puré de grão e vinagrete de poejos. Carne: bife do lombo al foz com batata rosty; bife do lombo com mozarella, nozes e batata frita; bife do lombo em pimenta de três variedades; bitoque do lombo com ovo, arroz e batata frita; posta mirandesa; secretos de porco preto com migas de espargos; costeletinhas de borrego grelhadas com molho de hortelã. Doces: morgado de amêndoa; morgado de figo; tarte de maracujá; bolo de chocolate; pêras em moscatel.
Estacionamento: Sim
Horário de Encerramento: 22:30
Lotação: 80
Necessidade de reserva: Aconselhável.
Preço Médio: 30.00
Recomendado para grupos: Sim
Serviços: Ar condicionado., esplanada
Tipo de Restaurante: Portuguesa
Horário de Funcionamento: Das 12:30 às 15:30 e das 19:30 às 22:30.
Morada: Hotel Al Foz, Avenida Dom Manuel I
Código Postal: 2890 014 ALCOCHETE
Tel: 212341179
E-mail: reservas@alfoz.pt
Site: www.alfoz.pt
Distrito: Setúbal
Concelho: Alcochete
Freguesia: Alcochete

Restaurante Al Foz - Alcochete


Uma varanda sobre o rio, com Lisboa ao fundo.


Ana Marta Ramos

Alcochete e Lisboa namoraram-se à distância durante anos a fio, até que a construção da Ponte Vasco da Gama veio permitir-lhes, finalmente, darem as mãos.

A distância entre a capital e a simpática vila ribeirinha reduziu-se a um número aceitável, por exemplo, numa deslocação para almoçar. E foi isso, precisamente, que nós fizemos. Saímos do centro de Lisboa à hora do almoço para pararmos, 25 quilómetros depois, à porta do Al Foz, um restaurante com uma dúzia de bem sucedidos anos de existência. A entrada no Al Foz faz-se por um amplo hall, cuja decoração denuncia imediatamente o domínio de elementos náuticos. Passada a recepção, dirigimo-nos ao bar, onde algumas pessoas tomam um aperitivo enquanto apreciam a vista, coisa que, aliás, pode fazer-se aqui e na sala do restaurante, pois ambos são totalmente envidraçados do lado do rio. Resta-nos, ainda, para o mesmo efeito, o amplo terraço em madeira, que lembra o convés de um barco de recreio.

A sala do restaurante está inundada de luz natural, às 13 horas de um dia muito agradável. As madeiras envernizadas “aquecem” o ambiente, enquanto que os motivos azuis e brancos dos tecidos e objectos de decoração fazem-nos crer que nos encontramos, de facto, a navegar. Passemos, então, à parte exterior, na qual almoçaremos hoje, graças à temperatura aconchegante e, sobretudo, à ausência de vento. Quando as características assim se conjugam, ao almoço ou ao jantar, colocam-se mais mesas no terraço e os clientes podem usufruir da companhia do Tejo durante a refeição. Enquanto desfilam as entradas à nossa frente, pontuadas por ingredientes do mar, como o Polvo à Galega, a Salada de Ovas ou o Mexilhão de Vinagrete, vamos descobrindo o impacto real da mais recente ponte sobre o Tejo. Para que seja mais facilmente compreensível, digamos que este restaurante é um bastião da “slow food”, um conceito antiquíssimo mas que foi recentemente recuperado por uma tendência que pretende combater o predomínio da “fast food” nos nossos hábitos alimentares.

2004-10-19
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora