473º

de 1004
ver todos

Restaurante AKLA

473º

de 1004
ver todos

Situado no lobby do Hotel InterContinental Lisbon, o restaurante AKLA caracteriza-se pelo ambiente moderno com uma decoração sofisticada onde sobressaem os painéis de azulejo tipicamente portugueses e as madeiras nobres. A ementa diversificada contempla propostas da cozinha portuguesa e internacional, a cargo do chefe Eddy Melo. A maioria dos pratos são confecionados no inovador forno Josper que combina as funções de forno e grelha a carvão. A carne é grelhada a altas temperaturas em ambiente fechado, adquirindo uma textura e um sabor característicos.

Dia(s) de Encerramento: Não encerra
Especialidades: Carne maturada no forno Josper
Lotação: 75
Preço Médio: 30.00
Tipo de Restaurante: Portuguesa, Internacional
Horário de Funcionamento: Das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 22:30.
Morada: Rua Castilho 149 InterContinental Lisbon
Código Postal: 1070 050 LISBOA
Tel: 213818724
E-mail: lisha.concierge@ihg.com
Site: www.facebook.com/akla.restaurant/
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: São Sebastião da Pedreira

Restaurante AKLA – Lisboa


Inspirações intercontinentais



A palavra akla, que em árabe significa refeição, dá nome ao restaurante do Hotel InterContinental Lisbon mas a sua gastronomia atravessa muitas latitudes. Aqui, a ementa é um reflexo do chefe, Eddy Melo, que dividiu a carreira entre o Canadá e Lisboa mas nunca esqueceu as origens açorianas.

Não são raras as vezes em que os turistas acabam por conhecer melhor as cidades que os próprios habitantes e o mesmo acontece com os restaurantes dos hotéis de luxo. Lisboa não é exceção. Seja por desconhecimento ou inibição, a verdade é que os alfacinhas ficam de pé atrás quando se trata de ir a um cinco estrelas só para almoçar ou jantar.

Quem perde o receio acaba, muitas vezes, por encontrar boa comida, um ambiente cosmopolita e preços que em nada ficam a dever aos restaurantes de rua com um nível semelhante. É o caso do AKLA, o segredo mais bem guardado do InterContinental Lisbon, situado no número 149 da Rua Castilho.

Intimismo em tons de azul

O acesso para o AKLA faz-se através do lobby do hotel ou por uma entrada independente na rua Marquês Subserra que dá diretamente para a sala de refeições. A primeira surpresa é o intimismo do espaço. Como não podia deixar de ser, há turistas, famílias com crianças e alguns encontros de negócios mas o ambiente é (inesperadamente) acolhedor e tranquilo q.b. Como foi possível? Em parte graças ao mobiliário e à iluminação, também pela simpatia e sensibilidade dos empregados mas, sobretudo, devido à disposição eficaz das mesas, umas mais recatadas, outras em espaços mais abertos e com bancos corridos.

Seja qual for o lugar escolhido prevalecem as madeiras nobres, os tons azuis e alguns dourados, conferindo um toque de luxo ao espaço, mas os elementos mais marcantes são os grandes painéis em azulejos com temas e cenários portugueses. O AKLA conta também com uma área destinada a sessões de showcooking (para cerca de oito pessoas) onde é possível observar in loco a técnica do chef Eddy Melo. Experiência é coisa que não falta a este açoriano com mais de 30 anos de carreira, os primeiros passados em Montreal, no Canadá, e desde 1994 em Portugal, data em que passou a dirigir a cozinha do antigo Le Meridien, agora Hotel InterContinental Lisbon.

Cru, grelhado ou "mixado"?

O percurso de Eddy Melo reflete-se também na ementa do AKLA, cruzando várias influências internacionais com produtos e sabores portugueses. Isso verifica-se, desde logo, em algumas entradas, como as ostras da Ria Formosa, mas também nas sopas, casos do aveludado frio de pepino, iogurte fresco e sapateira de Peniche ou do cappuccino de caldo verde com broa de milho e chouriço da Guarda. O mesmo acontece nos ceviches, que dão a provar o atum dos Açores ou o camarão algarvio e, neste último caso, ainda lhe juntam o gaspacho ribatejano.

Os pratos do mar, como o polvo grelhado ou o bacalhau à lagareiro, representam bem o antigo receituário nacional mas as carnes (forte aposta do restaurante) revelam uma vocação mais internacional e, honra seja feita ao forno Jasper, que permite grelhar no carvão mantendo a suculência e o sabor da carne. A prova está, por exemplo, no lombo, no entrecosto ou no chuleton de boi maturado a 40 dias. Na carta também não faltam pratos para partilhar (como as pataniscas de bacalhau ou o pica-pau, pastas (caso dos ravioli de beterraba, aveludado de feijão riscado e baunilha) ou saladas. 

Já as sobremesas ficam a cargo do chef pasteleiro Luis Ascensão, que também não deixa os seus créditos em mãos alheias. Entre as tentações por ele criadas destacam-se, por exemplo, a mousse de rosas com líchias e sorvete de framboesa ou o bolo mousse de chocolate com sorvete de cerejas “Cova da Beira”. Antes de se despedir do InterContinental não deixe de passar pelo bar do hotel (também no piso térreo) - o UpTown - e conhecer a arte dos seus mixologistas. Juntos, gastronomia e cocktails prometem manter o Intercontinental Lisboa em alta.

Restaurante AKLA - Lisboa

Morada:
R. Castilho 149, 1070-051 Lisboa
Telf.: 213 818 700
http://lisbonintercontinental.com/restaurante-akla

Distância do Porto: 300 km
Percurso recomendado: A1
Custo das portagens: 15,35€


Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora