de 22
ver todos

Restaurante Adega do Fidalgo

de 22
ver todos

Fundada em 1935, a tasca de petiscos da Sra. Laurentina ganhou fama graças à qualidade da cozinha e ao serviço familiar. Anos mais tarde, seria o filho a assumir os destinos do lugar, transformando-o numa casa de pasto com uma garrafeira de excepção, antes de evoluir para restaurante. A ligação harmoniosa entre a gastronomia regional e uma selecção de vinhos de grande qualidade, com particular incidência nas colheitas da Bairrada, fizeram da Adega do Fidalgo uma referência na região. Em Agosto de 2011 sofreu obras de remodelação, tendo agora uma imagem mais cuidada. Inclui uma loja de produtos regionais onde há Azeite Tojeira Biológico DOP, Vinagre Moura Alves, Carne Marinhoa DOP, Flor de Sal ou Ovos-moles de Aveiro. É este tipo de selecção cuidada que encontramos na cozinha liderada pelo chef Marco Aleixo.

Acessos: Estrada Nacional 1
Acessos para deficientes: Sim
Ambiente e decoração: Acolhedor, tem uma decoração tradicional com alguns traços de contemporaneidade.
Animação: Música ambiente
Bar/Sala de espera: Bar e Sala de Espera
Dia(s) de Encerramento: Domingos (Jantares)
Especialidades: Entradas: Pratada de enchidos tradicionais com broa, Ninho de ovos verdes, Gambas salteadas na frigideira, Enguias fritas em escabeche da beira-mar, Ovas de bacalhau, Salada de mexilhões de Aveiro.Peixes: Bacalhau de cura tradicional à lagareiro; Filetes de cavala com crosta de broa, acompanhados de batata, maçã assada e grelos salteados; Polvo marinado em ervas aromáticas, acompanhado de creme de batata e favinhas salteadas com tomate e coentros.Carne: Bife de Marinhoa DOP com arroz branco, feijão preto e couve-galega; Bife de lombo de boi com batata frita e legumes grelhados; Costeletão de boi grelhado com migas e batata ensalsada; Bochechas de porco assadas a baixa temperatura, com vinho tinto da Bairrada e tomilho, acompanhadas de arroz de carqueja; Mão de cordeiro de leite assada no forno, com batata à padeiro e legumes salteados; Chanfana à Bairrada.Por encomenda, em forno a lenha: Leitão da Bairrada; Tabuleiro de marinhoa; Cabrito assado em água; Cordeiro na vara inteiro; Galo assado no forno; Caçoila de chanfana à Bairrada.Doces: Pudim Fidalgo; Arroz doce com fruta macerada em Licor Beirão; Pudim de cevada ovos-moles de Aveiro; Torta de cenoura; Doce de aletria; Pão-de-ló da Celeste.
Estacionamento: Sim
História: Começou como tasca de petiscos em 1935, passando anos mais tarde a casa de pasto, até evoluir para restaurante.
Horário de Encerramento: 23:00
Lotação: 70
Necessidade de reserva: Aconselhável.
Preço Médio: 25.00
Recomendado para grupos: Sim
Sanitários para Deficientes: Não
Serviços: Aquecimento, Esplanada
Tipo de Restaurante: Portuguesa, Regional
Horário de Funcionamento: Das 12:00 às 15:00 e das 19:30 às 23:00.
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Área para fumadores: Não Fumadores
Morada: Rua das Almas da Areosa
Código Postal: 3750 043 AGUADA DE CIMA
Tel: 234669501
E-mail: adegadofidalgo@gmail.com
Site: www.facebook.com/pages/Adega-do-Fidalgo/240770832612778
Distrito: Aveiro
Concelho: Águeda
Freguesia: Aguada de Cima

Restaurante Adega do Fidalgo – Águeda


Em nome do pai


Alda Rocha

Há muito que lhe reconhecem os méritos da boa cozinha e da garrafeira cuidada. Agora, o espaço renovado, mais que um restaurante, quer ser uma montra dos sabores da Região Centro. Tanto no prato como nos produtos que se levam para casa, haja dotes de cozinha à altura.

Foi já nos idos de 1935 que nasceu a tasca da Sra. Laurentina, onde abafados, traçados ou um belo copo de vinho animavam as gentes que trabalham na extracção de barro das terras em volta. As bebidas pediam petisco à altura e a mão para a cozinha da dona da casa fazia-lhes a vontade. Mesmo os feirantes que de 15 em 15 dias animavam Almas da Areosa lhe conheciam os segredos, levados em cestos de verga.

Neste ambiente de sabores apurados cresceu o filho, José Augusto Bastos. Anos passados seria ele a assumir os destinos do local, transformando-o numa casa de pasto. Já então sobressaía o gosto por vinhos que ao longo do tempo alimentariam a garrafeira de excepção, ainda hoje uma marca de identidade.

A evolução para restaurante deu-se passados poucos anos, com a qualidade da comida a engrossar naturalmente a clientela. Ganharam fama pratos como o bacalhau à lagareiro ou o leitão assado na brasa. Tornou-se um restaurante conhecido não só dos industriais da zona de Águeda, que aqui traziam visitantes estrangeiros, como de muitos portugueses que se habituaram a fazer um desvio da Estrada Nacional 1.

A região como marca

A última grande mudança deu-se em Agosto de 2011, depois de obras profundas. Agora espera-nos um espaço acolhedor, mais cuidado nos pormenores e com música no volume certo. A memória do lugar permanece nas notas e nos cartões-de-visita que antes pendiam do tecto e hoje estão na parede, mas também os sabores de sempre resistem.

2011-11-23
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora