30º

de 1004
ver todos

Ibo Restaurante

30º

de 1004
ver todos

O Ibo está instalado num antigo armazém de sal, junto à estação fluvial do Cais do Sodré. O nome do restaurante remete para uma ilha situada no oceano Índico ao norte de Moçambique. A decoração do espaço é moderna, sóbria, de linhas simples e com amplas janelas viradas para o Tejo. A cozinha é inspirada nos sabores portugueses e moçambicanos.

Acessos: Comboio: Estação Cais do Sodré/Linha Cascais. Autocarro: 1, 35, 43, 44, 45, 58, 82, 107. Eléctrico: 15, 18. Metro: Estação Cais do Sodré.
Acessos para deficientes: Sim
Ambiente e decoração: Divide-se em dois andares muito bem decorados e com uma magnífica vista para o rio.
Bar/Sala de espera: Bar
Dia(s) de Encerramento: Domingos (Jantares), Segundas
Especialidades: Entradas: "Tentúgal" de espinafres com tomate sherry e rúcula, em redução balsâmica; Salada de caranguejo com manga; Cogumelos recheados com queijo de cabra e presunto "Bellota". Peixe: Caril de peixe em molho de coco e coentros; Camarões à laurentina. Carne: Chacuti de cabrito. Sobremesas: Gelados caseiros; banana caramelizada e Leite-creme queimado ao momento com crumble de maçã.
Estacionamento: Sim
História: Inaugurado em Julho de 2008, resulta da ligação dos sócios fundadores a Moçambique, que quiseram abrir um espaço em Lisboa dedicados aos sabores portugueses e moçambicanos.
Lotação: 42
Necessidade de reserva: Aconselhável
Observações: Dispõe de mais 16 lugares na esplanada. No final da refeição, se sobrar vinho, o cliente pode levar o vinho bem acondicionado para casa, pois o restaurante oferece uma caixa para o transporte. Outro contacto: 21 342 36 11
Preço Médio: 35.00
Serviços: Esplanada
Tipo de Restaurante: Portuguesa, Moçambicana, Africana
Horário de Funcionamento: De terça a quinta das 12:00 às 23:00. De sexta a sábado das 12:00 às 02:00.
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade condicionada
Área para fumadores: Não Fumadores
Morada: Cais do Sodré Armazém A compartimento 2
Código Postal: 1200 450 LISBOA
Tel: 961332024
E-mail: geral@ibo-restaurante.pt
Site: www.ibo-restaurante.pt
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: Misericórdia

Ibo Restaurante - Lisboa


Ilha de bom gosto


Céu Coutinho

Vamos a descer a Rua do Alecrim com o sol da uma da tarde a brilhar em pleno e a envergonhar a vaga de frio. O Chiado a descer ao Cais do Sodré, o Tejo a cintilar ao fundo, ondulante e agitado. Num dia de Inverno como este, frio, seco e soalheiro, que poderá ser mais saboroso do que encher os olhos de sol e rio? Só talvez almoçar com essa exacta paisagem num lugar feito para ser especial. Tão especial como o Ibo, resultado de uma conjugação feliz de muitas coisas boas, como o cenário envolvente, os sabores diferentes, o ambiente informalmente clássico ou o serviço cuidado.

A ver o rio

O Ibo começa por ter uma localização invejável, mesmo à beirinha do Tejo, ao lado da estação fluvial do Cais do Sodré. Está aqui desde 2008, onde antes funcionava o Cais da Ribeira, num edifício que já foi um antigo armazém de sal. Constituído por dois pisos, o de cima fica a ganhar pela vista imersa do rio, dando a sensação de estarmos num barco, vendo os cacilheiros e outras embarcações que deslizam no Tejo mesmo ao pé dos nossos olhos.

O ambiente é sobretudo despojado, sóbrio e elegante. O traço arquitectónico e a decoração têm a assinatura da Arquiprojecta, de Conceição e Dante Macedo. O branco é a cor predominante, deixando penetrar toda a luminosidade do rio, quebrada por apontamentos contrastantes de roxo. Bem vistosa é a garrafeira logo à entrada, sendo o elemento decorativo mais forte do piso inferior.

A atmosfera é formal mas descontraída. No dia em que lá estivemos havia na sala de baixo um solene almoço de uma comitiva diplomática. Em cima, famílias com crianças, casais e amigos. Uma variedade reveladora da versatilidade de um restaurante de alta qualidade, de um nível de preço algo elevado (média de 35 a 40 euros por pessoa) mas heterogéneo e adaptável a diversas ocasiões.

De raiz

2011-01-26
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora