de 2
ver todos

Parque Natural da Arrábida

de 2
ver todos

A Arrábida é uma verdadeira relíquia científica internacional. Desenvolve-se a oeste da cidade de Setúbal, constituindo um rectângulo paralelo ao mar cujos vértices são as proximidades de Setúbal, Palmela (serra do Louro), Santana e os arredores de Sesimbra (serra do Risco). Além da Arrábida, engloba as serras do Risco, São Luís, Gaiteiros, São Francisco e Louro, onde as cristas rochosas rompem o denso matagal mediterrânico. No pendor da serra que cai quase a pino sobre o mar formaram-se pequenas praias de areias finas. O relevo irregular e o solo calcário permitiram o desenvolvimento e manutenção de um coberto vegetal de tipo mediterrânico - o maquis.
Nas matas do Solitário, Coberta e do Vidal, observam-se magníficos exemplares de medronheiro, aroeira, aderno e também da urze e do folhado. Este delicado património natural é preservado por várias reservas: a integral, a botânica, a geológica e a paisagística.
A Pedra da Anicha é o ex-libris da Arrábida. Está a 100 metros da costa, na praia do Portinho da Arrábida e tem 60 metros de comprimento. A enorme diversidade biológica que apresenta deve-se aos fundos arenosos sobre os quais assenta.
Neste parque natural também podemos encontrar o Museu Oceanográfico, localizado na Fortaleza de Santa Maria da Arrábida do século XVII, que possui uma colecção do setubalense Luíz Gonzaga do Nascimento com aquários onde estão fauna e flora destas águas

Acessos: Automóvel - EN 104 - Setúbal, EN 379 - Palmela, EN 10 - Azeitão, EN 379 - Sesimbra.
Área: 10.820 ha.
Percursos pedestres: O Percurso dos Moinhos, com início na Serra do Louro e a duração de duas horas e meia, abrange uma distância de 13 km e é de dificuldade média. Os principais pontos de interesse são os moinhos da Serra do Louro, a estação arqueológica de Chibanes, a aldeia da Quinta do Anjo (sepulturas do Neolítico ), as queijarias onde se fabrica o famoso Queijo de Azeitão. O Percurso de São Luís, com início na Capela de São Luís da Serra e a duração de uma hora e meia, abrange uma distância de 8 km e é de dificuldade média. Os principais pontos de interesse são a Capela de S. Luís, exemplar de arquitectura popular, a estação arqueológica do Pedrão, um povoado do Calcolítico, e as vistas panorâmicas observáveis em todo o itinerário.
Serviços disponíveis: Centro de Informação, Centro de Interpretação, Núcleo Eco-museológico, Percursos Pedestres, Loja, Parque de Merendas, Parque Ambiental.
Título: Jóia da paisagem mediterrânica
Morada: Praça da República
Código Postal: 2900 587 SETÚBAL
Tel: 265541140
Site: www.icn.pt
Distrito: Setúbal
Concelho: Setúbal
Freguesia: Santa Maria da Graça
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora